terça-feira, maio 30, 2006

em entrevista...MEN EATER

Men Eater é um nome que tem vindo a ganhar notoriedade no panorama de peso nacional não só pelo surpreendente EP de estreia, assim como pelas explosivas actuações que o colectivo protagoniza. O Opuskulo quis conhecer esta verdadeira revelação e estabeleceu uma profícua conversa com o guitarrista Miguel que, entre outras coisas, deixou no ar a promessa de um disco de estreia ainda para este ano.

Quem são os Men Eater ?

Ora, tudo começou quando For the Glory e BlackSunrise foram ambas dar um concerto a Espanha no mesmo festival. O Sérgio na altura ainda era o vocalista de BlackSunrise e já para o fim da noite estava um banda a tocar assim mais pesada com algumas partes ambientais..e nós estávamos a falar de idiotices, como de costume e surgiu na conversa a ideia de formar uma banda, uma cena mais crust, lenta...O Bibi por acaso também estava connosco em Espanha e então formámos logo ali a banda: o Bibi na bateria, o Sérgio na voz , o Carlos (azeitona) na guitarra e eu na outra guitarra! Pensámos logo no Jotinha para o baixo e assim foi ! Era uma espécie de brincadeira, mas quando na manha seguinte, depois de deixarmos o hotel, o Bibi liga-me a dizer que já tinha nome para a banda e eu fiquei um pouco naquela…”qual banda???” (risos). Ainda não tinha a noção que tínhamos feito algo..e pronto nesse telefonema veio logo o nome Men Eater..e somos os mesmos desde inicio!

Algo muito espontâneo, então ?

Acredita que sim..isto tudo passou-se num Sábado...8 dias depois já estávamos a ensaiar.

E porquê Men Eater para designação da banda ?

Basicamente eu ainda hoje não sei ao certo o porquê do nome..sim temos uma explicação lógica...se os promotores dos concertos escreverem MAn Eater, como já aconteceu, ai não sei que explicação dar..(risos) mas se for com E, partimos do principio que é uma espécie de humanidade, comer a humanidade, os podres que em si se juntam..

Quando começaram a ensaiar já sabiam o que queriam em termos de sonoridade ou a coisa foi-se desenrolando naturalmente ?
Desde sempre tivémos consciência do que queríamos fazer como banda. Temos noção que o Ep de lançamento está um pouco fraquinho em relação ao que já estamos a fazer hoje! Quando pensámos em fazer o álbum achámos que deveríamos ir para uma onda mais ambiental/instrumental. Todos nós adoramos isso mas não conseguimos deixar a nossa veia stoner/sludge/doom!


Mas ainda assim o EP suscitou reacções bastante positivas. Ficaram surpreendidos ?

Ficámos...de certo modo não estávamos à espera que o publico fosse reagir deste modo à banda! Só nos deu vontade de trabalharmos mais e melhor para essas mesmas pessoas e muitas mais comecem a gostar do que fazemos. É sempre gratificante ver que o publico gosta do que fazes. E que tipo de publico conseguiram atrair ? Noto um grande feedback por parte de pessoas mais ligadas a outros estilos musicais...a metal mais extremo, etc..

Claramente! Foi algo que não referi na questão acima. O que nos surpreendeu mais foi um publico mais metal e mais velho em termos de idade reconhecer o que fazemos! Como banda adoramos ver isso, e ficamos muito gratos por todo o apoio que o publico mais metal/doom nos tem dado..tanto em reviwes como noutros campos. Já estamos a fazer musica para homens. Só nos falta a barba…(risos)

Achas que o Metal ainda continua a ser para homens de barba rija (risos)?


(risos) Não, não… Creio que qualquer estilo de musica que o seja tem o espaço para todas as idades! Mas temos de ser sinceros… tu vais a um concerto de metal como deve ser e não vês por lá carinhas rosadas de putos de 18/20 anos. Ok, podes sempre encontrá-los lá..mas a maioria vai ser pessoal de barba..(risos) digo isto porque Men Eater talvez tenha aquela sonoridade do sul dos estados unidos…vamos levar o stoner português longe! (risos)

Essa é uma questão interessante...acabam por praticar um estilo pouco habitual em Portugal..sentem-se de certa forma uns percursores ?

Hum..é um pouco difícil sentirmo-nos percursores..temos noção que até agora não conheço nada do género cá...mas também sabemos que é capaz de virem ai bandas dentro da mesma onda mais cedo ou mais tarde, visto que em Portugal as coisas chegam sempre tarde. Até Men Eater se atrasou em termos de começar a banda (risos). Esperamos sinceramente que apareçam mais bandas deste tipo para pudermos partilhar palcos. É sempre bom haver mais que uma banda dentro da mesma cena, se não serão sempre as mesmas a tocar e isso pode cansar o publico!

Já que falas em tocar…têm recolhido excelentes reacções essencialmente das vossas prestações ao vivo...o que se pode esperar de um concerto vosso ?

Muita energia, muito headbang e rock’n’roll puro e duro. Mais tarde queremos começar a meter coisas novas ao vivo..faz parte de um bom espectáculo..assim como luzes etc..
Quanto a novos temas e novos lançamentos, o que podemos esperar ?

Vamos começar a gravar agora 14 temas, 10 deles vão fazer parte do nosso primeiro álbum. Vamos começar a gravar já daqui a duas semanas, o resto ficará para futuras oportunidades de splits ou ate mesmo um novo Ep da banda

E para quando podemos esperar esse disco de estreia ?

Está tudo previsto para Setembro, máximo Outubro! Ainda temos de mandar o álbum para os Estados Unidos, vamos trabalhar com o Matt Baylles e o Chris Common na mistura (Mastodon,Isis), por isso esperamos que nada se atrase.

Será edição de autor ou através de alguma editora ? O que podes revelar desde já ?

Será através de editora, a Major Label Records. É um colectivo novo português, mas já estamos a tratar de possíveis editoras estrangeiras!

Que reacções têm recebido do estrangeiro ?

Todas boas..tanto de editoras como de bandas! Ambas as partes têem mostrado algum interesse...tanto a nível de lançamentos como de splits ou mesmo tours, mas todos estão a espera do álbum para ver!

Bandas como Blacksunrise, For the Glory, If Lucy Fell, Devil in Me, Men Eater, entre muitas outras têm gerado muito interesse ultimamente… Achas que se está a formar um novo movimento de bandas alternativo ao underground mais ligado ao Metal e ao Hardcore ?

Claro que sim...já era altura de se renovar o que por cá andava, não estando a tirar valor a ninguém..Se estas bandas apareceram foi só por bem do underground português. Todas elas já têem reconhecimento lá fora. Muito ou pouco não interessa. Certo é que, mais no que nunca, estas novas bandas já levaram Portugal para fora mais do que aquelas que já cá andavam..se calhar na altura as coisas eram diferentes. Hoje em dia temos managers, labels, etc..Faz tudo parte de uma evolução mutua! O publico português so tem de ficar orgulhoso disso mesmo!

Achas que se pode formar em Portugal uma cena underground que chame a atenção do panorama internacional e que exporte bandas para um maior reconhecimento lá fora ?

Eu acho que sim..agora não tem de partir de uma entidade só..temos bons meios cá em Portugal, apenas há que saber trabalhar com eles! As editoras lá fora são mais abertas do que aquilo que se pensa..agora temos de arriscar, gastar dinheiro do teu bolso se quiseres ir a algum lado..nada cai do céu! Eu aposto que se fores no mínimo para a Europa Central e falares das bandas que em cima referiste a alguém, esse alguém vai-te dizer que já ouviu..ou ate mesmo já viu ao vivo! Não nos podemos fechar aqui dentro. As editoras não nos vêem bater à porta! Suar..tens que suar!

Exacto...é um pouco o espírito “Do it yourself”....esse é um espírito mais próprio da cena hardcore e punk que esse tipo de bandas, vós próprios, parecem adoptar, concordas ?

Não acho que seja da cena punk/hardcore..Acho que tem mais a ver com o que queres da tua banda e onde a queres levar, e se tens consciência do que tens de fazer! Se eu quiser andar só a tocar em Portugal ,aqui e ali… ai sim..sento-me em casa e espero que me chamem para tocar. Mas no caso Men Eater nos queremos ir mais alem..não digo chegarmos ao mainstream, mas, no mínimo fazer umas tours e curtir muito mais do que só ficar aqui em Portugal. Logo ai tens de fazer algo para isso...sejas punk/hxc/metal/pop/rap...se queres ir mais longe tens de queimar pestana.

Bem, a conversa já vai longa..não te maço mais..últimas palavras...


Desde já obrigado pela oportunidade de mais uma vez mostrar Men Eater ao público,tal como te disse os meios são poucos mas há que os usar...e...se tiverem oportunidade de ver Men Eater ao vivo não falhem, no mínimo terão uma excelente noite! Até ao álbum! Abraço!

Contacto:
www.myspace.com/meneaterdoom

Sem comentários: