quarta-feira, maio 24, 2006

em entrevista...SWITCHTENSE

Oriundos da Moita, os Switchtense apresentaram há bem pouco tempo um surpreendente registo na forma de «The Brainwash Show», um cocktail explosivo algures entre o Hardcore e o Metal. O Opuskulo quis conhecer melhor esta banda, as suas ideias, aspirações e objectivos e para tal falou com o seu vocalista, Hugo.

Para quem não vos conhece, apresenta-nos os Switchtense…


Os Switchtense são uma banda oriunda da Moita (margem sul) e existem desde 2002. Desde ai gravámos 2 demos ( em 2003 e 2004 ) e um ep agora este ano, chamado Brainwash Show. Desde o inicio da banda que já tivemos alterações na nossa formação, pelo que neste momento os Switchtense são Hugo (voz) Pardal (guitarra) Karia (baixo) e Antero (bateria). Tocamos uma mistura de metal, sobretudo thrash, com algum hardcore! É basicamente isto que fazemos, sem termos pretensões de soar a nenhuma banda em especial, mas com a perfeita noção que também não somos "os originais"...Fazemos aquilo que mais gostamos, e com toda a nossa dedicação e vontade!

Como têm sido a aceitação a «Brainwash Show» ? Satisfeitos com o resultado final ?


Nós já ficamos muito contentes por termos conseguido gravar este ep e termos tido a oportunidade de fazer uma edição com algum cuidado tanto a nível do áudio como do artwork ( fotos do Pedro Bonnet e design do Rui Rodrigues )! Temos tido bastantes criticas construtivas e de incentivo tanto de quem ja comprou e ouviu o cd, que estamos a disponibilizar na internet, como das pessoas que escrevem reviews! Para nos tudo o que vier é bom...Ao vivo, já contamos com alguns concertos realizados este ano, onde temos tocado ao vivo as musicas deste ep, e temos ficado muito surpreendidos com a reacção das pessoas! Tem corrido tudo muito bem

Apostaram desde logo pela edição de um EP num formato profissional. Acham que dessa forma se torna mais fácil chegar ao público ?

Já tínhamos gravado 2 demos antes e pensamos que queríamos fazer uma coisa um pouco melhor a todos os níveis! Outro dos motivos é para tentar fazer com que algumas pessoas levem a banda mais a sério, pois quer queiras quer não em algumas abordagens que fazes a editoras, promotores de concertos ou rádios, uma boa imagem conta muito, para quem as vezes nem sequer ouve o som que vem no disco...é triste mas é verdade! Este ep foi totalmente gravado, produzido e misturado por nós, nos nossos mini-estudios ( www.myspace.com/thefogstudios ) e foi mais uma das coisas que nos motivou para fazer um bom trabalho, pois a parte da produção é também um dos universos dos quais gostamos ( se tiverem uma banda e quiserem gravar podem contactar...)


Noto nos agradecimentos e apoios do vosso EP várias menções à vossa autarquia. É de facto uma política generalizada no vosso concelho o apoio a bandas para a edição de discos ou os Switchtense acabaram por ser uma excepção ?

Pode dizer-se que fomos pioneiros nessa area aqui no concelho da Moita...(risos)! Sabemos de outras bandas que já fizeram os mesmo que nos em outros concelhos e então decidimos fazer o mesmo pedido a autarquia. Para isso também contribuiu o papel que representamos aqui na nossa terra! Todos os anos trabalhamos em conjunto com a autarquia na organização de um festival (MOITA METAL FEST ) aqui na quinzena da juventude da moita, ja tocamos em diversos concursos e tentamos sempre levar o nosso da nossa terra atras..é o mínimo que pudemos fazer! Achamos que neste sentido tem que haver uma preocupação dos "governos" locais em apoiar aquilo que se faz na terra, seja genuíno ou não...Só assim se podem desenvolver bons projectos! Desde ai, a câmara municipal da moita esta receptiva a propostas de bandas que queiram um apoio para a mesma finalidade que nos!

São oriundos da margem sul do Tejo, uma área que durante a década de 90 era detentora de um aceso e dinâmico movimento underground de onde saíram excelentes bandas mas que acabou por esmorecer há alguns anos atrás. Achas que se está a recuperar esse fulgor e mística das bandas da margem sul ?

O chamado Margem Sul HardCore (mshc)...É verdade que houve uma fase em que as bandas aqui já não eram assim tantas, contudo a tendência tem vindo a mudar de ha uns anos para cá, e nos próprios somos prova disso (existimos apenas há 4 anos....) Tem tudo a ver com fases que se atravessas e para as quais não existem muitas explicações! Mas se calhar aqui na margem sul haja algum segredo no ar que se respira...lool

Como vês toda a polémica actual em torno dos downloads ilegais de música ? Achas que isso poderá prejudicar jovens bandas nacionais como os Swithctense ?

A nível da banda acho que so tem a favorecer, pois nos não ganhamos nada com a musical, a não ser o reconhecimento publico de quem a ouve..e quem melhor para isso que a internet! Para as editoras talvez o caso ja mude de figura, pois a sua sustentabilidade depende da venda de discos...tem tudo a ver com um processo de evolução e modernização do negocio da musica! Se algum dia vivermos da musica, espero que seja de tanto tocar ao vivo, pois os cds são apenas um suporte e um veiculo para chegares as pessoas e tentares esgotar salas de espectáculo! Ai é que é realmente o local de trabalho de quem toca

O que poderemos esperar de vós a curto/médio prazo ?

Podem esperar uma banda cheia de vontade de continuar a tocar e a gravar coisas...a nossa vontade é fazer musica, divertir-nos e divertir quem nos vai ver! Se for com mosh e rodas melhor ainda! Esperamos brevemente gravar o nosso primeiro álbum e continuar a nossa caminhada ate onde pudermos ir, sem qualquer tipo de pressão!

Últimas palavras….

Agradecimentos especiais ao OPUSKULO pela oportunidade dada de falarmos da banda, do ep e das nossas ideias! Agradecemos também o apoio dado a todo o movimento underground nacional e esperamos que continuem com a vossa atitude e força por esta causa! Deixamos também um obrigado a todos os que apoiam a cena metálica em Portugal. Visitem-nos em www.switchtense.web.pt

Sem comentários: