segunda-feira, maio 08, 2006

em entrevista...IN PECCATVM


Resistentes da cena açoriana, os In Peccatvm têm vindo a construir lentamente uma carreira sólida e interessante, sendo «Antília» o trabalho que a banda ainda se encontra a promover e que o Opuskulo procurou conhecer melhor .

Apresenta-nos os In Peccatvm…
Os In Peccatum são uma banda micaelense que pratica um som algures entre o heavy e o gothic metal. Nasceram fruto da vontade colectiva de três amigos de formarem uma banda e de se expressarem através daquilo que mais gostam: o heavy metal
«Antilia», o registo que ainda se encontram a promover, data de 2003. O que aqui podemos ouvir ainda é fiel ao que a banda se encontra a fazer actualmente ?
Sim, pois os traços que caracterizam a nossa sonoridade ainda se mantêm. Como é o estilo que gostamos, vamos mantê-lo enquanto existirmos como banda.
Sei que existe um conceito lírico por trás de «Antília». Podes explicar-nos um pouco melhor do que se trata ?
Exacto. O MCD "Antília" é um trabalho conceptual e quer a música, quer as letras são inspiradas na lenda micaelense associada ao lugar das Sete Cidades, que é um lugar da nossa ilha (S. Miguel) onde existem duas lagoas, uma verde e uma azul. Diz a lenda que estas lagoas foram formadas pelas lágrimas de uma princesa e de um pastor, que perante um amor impossível, choraram tanto que das suas lágrimas nasceram as referidas lagoas. Portanto, as letras de "Antília" são inspiradas nesta lenda.
Há planos a curto prazo para a gravação de um novo registo ? Em que formato ?
Sim, já desde o ano passado que temos a intenção de editar um novo registo, mas não tem sido fácil, pois nos últimos dois anos, dois dos nossos elementos encontravam-se a trabalhar fora da ilha, daí que não tivesse sido fácil termos o tempo necessário para a escrita de novos temas. Além disso, o factor monetário também é fundamental e na altura também não estavam reunidas as condições necessárias. Mas contamos para muito breve (sem precisar datas) entrar em estúdio, pois já temos canções novas, prontas para serem gravadas. O formato será novamente o de um MCD.
Achas que o facto de serem originários de uma ilha vos prejudica de alguma forma ou pelo contrário ?
Por um lado, complica um bocado a vida, pois não há um circuito de bares que promova uma banda desconhecida. Por outro lado, sermos de uma ilha desperta a curiosidade dos interessados e é um óptimo veículo promocional.
Os In Peccatvm são uma das bandas açorianas com maior longevidade e resistente de uma geração de promissoras bandas que acabaram por desaparecer. O que vos faz continuar ao longo de todos estes anos ?
Basicamente o que nos faz continuar e permanecermos no activo é para além do gosto pelo metal, sermos grandes amigos. Somos amigos de infância e é basicamente isso que faz com que a banda não morra e decerto, nunca morrerá, mesmo que permaneça por longos períodos de tempo inactiva.
Consideras que o movimento Metal nos Açores tem vindo a perder algum do fulgor que o caracterizava ?
Penso que não. Apesar de algumas bandas irem desaparecendo, vão sempre surgindo outros projectos. É pena é que não durem muito tempo, pois grande parte das bandas surgem durante a escola e mais tarde, quando chega a altura de ingressar na universidade, muito pessoal parte para o continente para prosseguir estudos e as bandas vão acabando.
Indica-me 3 desejos que gostaria de ver realizados em relação aos In Peccatvm ?
Epá, esta é difícil, mas basicamente só temos um desejo: que os In Peccatum continuem sempre a fazer aquilo que mais gostam: metal.
Últimas palavras…
Queremos agradecer-te pelo teu interesse na nossa banda e louvar-te pela tua iniciativa, pois só assim têm voz todas as bandas, que como nós, lutam pelo amor à camisola. E já agora, convidamos todos os leitores a visitarem a nossa página na net: www.inpeccatum.com
Saudações metálicas para todos.

Sem comentários: