sexta-feira, maio 05, 2006

em entrevista...PANZERFROST

Num panorama Black Metal cada vez mais animado em Portugal, os PanzerFrost surge como mais uma excelente proposta, revestindo-se de uma aura bélica, destruidora e brutal. O Opuskulo quis conhecer melhor esta banda oriunda da Marinha Grande e para tal falou com o seu vocalista e guitarrista, Sorath Panzerkiller.


Apresenta-nos os Panzerfrost…

Desde já as minhas saudações á Opuskulo e a todos os fans do underground nacional mais extremo..
Panzerfrost, surgiu logo no inicio de 2002 na Marinha Grande pela fusão de duas bandas Mortalthrone ('94/'95) e Argothium ('00). A banda sofreu algumas reformulações no line-up, mas sendo actualmente composta por um exército de 4 indivíduos que acreditam fielmente naquilo que fazem: Sorath Panzerkiller (Voz/StudioGuitar), Nihil Warthrone (Guitar.), Peter Slaughter (Guitar.Baixo) e SkullCrusher responsavel pela bateria e percurssao. Desde então a banda tem evoluido dentro de si mesmo e dentro daquilo que acreditam, entre vários concertos destacam-se talvez, Underfest II com bandas como Extreme Noise Terror (UK), Decayed, Stuprum Dei, Vizir, o Lusitanian Darkness fest II com Fili Nigrantium Infernalium, The Firstborn e a oportunidade de ter-mos tocado com bandas como In Tha Umbra, Inquisition (US) e Sacred Sin.

Sei que chegaram já a gravar um álbum mas que nunca chegou a ser editado, certo ? O que se passou ? Contam vir ainda a editá-lo ?
É verdade, chegámos a gravar aquele que seria o primeiro álbum de Panzerfrost sob o nome de RETALIATION, mas houve uns problemas técnicos e alguns ficheiros ficaram corrompidos, temos ponderado entre tentar recuperar esses mesmos ficheiros ou entao de esquecermos e voltar-mos a gravar tudo novamente.. o que é o mais provável que venha a acontecer e esperamos que seja o mais breve possivel..

A julgar pelo aspecto cénico e pela própria músicca, remetem para um imaginário bélico ligado à Guerra. Correcto? Explica-nos um pouco melhor qual o conceito lírico de Panzerfrost…

Correcto, não abordamos definitivamente aquela imagem típica do Black Metal Nórdico, de florestas, montanhas e neve, vivemos a nossa actualidade tal como ela é, gostamos das suas Imperfeições, da sua Violência e da sua Perversão, admiramos o Ser Humano como o animal mais Selvagem e Manipulador de todos, na forma como exprime os seus Ideais e nas suas acções de Liderança e Domínio.
As nossas letras são o negro reflexo de tudo isso, Guerra, Satanismo, Violência, Sadomasoquismo, Pre-niilísmo, Terrorismo, Armas de destruição maciça, Òdio e Destruição, são conceitos amplamente difundidos nas letra de Panzerfrost.


Marduk aparece como uma clara influência a todos os níveis…ou será que estou errado ?

Não é das nossas principais sinceramente, mas é certamente, na minha opinião uma das nossas melhores influências, em comum está a não inclusão de teclados e talvez nos momentos mais explosívos da nossa música as nossas influencias do Black Metal mais extremo se tornem mais evidentes, mas em Panzerfrost encontram-se bastantes elementos diversificados do Death Metal e até mesmo do Thrash.

Nos últimos tempos tem-se notado um fervilhar do Metal e do underground em geral em toda a região Centro com o aparecimento de muitas bandas e realização de muitos concertos. Existe realmente um movimento forte e organizado? Consideram que isso vos pode beneficiar?

Acho que é pura ilusão, é certo que ultimamente tem havido muitos concertos na zona centro, mas conta as pessoas que aparecem nesses mesmos concertos!É triste ver que o movimento metálico tem um circulo cada vez maior de fans, mas que por outro lado não dão o valor e o devido respeito que o Metal merecía ter, muitas vezes preferem ir para as discotecas com as namoradas do que assistir e apoiar um bom concerto de Metal e quando aparecem é só para arranjar um ou dois engates.. o que é no mínimo revoltante, não achas? No entanto, tudo isto nos beneficia, porque pelo menos sabemos que a maioria do pessoal que está no concerto é pouco, mas são bons e estão ali porque tal como nós acreditam no Metal, como uma forma de Arte, Filosofia e Culto.
Indica-nos 3 coisas que gostariam de mudar no actual panorama Metal nacional ?

Penso que a minha resposta anterior revela algumas das grandes mudanças que o panorama Metálico Nacional precisa, de ano pra ano temos vindo a assistir a uma evolução tremenda nas Bandas Portuguesas em todos os géneros de Metal, quando vou a um concerto fico cada vez mais impressionado com a força em palco, qualidade e profissionalismo que algumas bandas Portuguesas conseguem ter.. e para elas desejo tudo de melhor.

Em termos de concertos, o que poderemos esperar de uma prestação de Panzerfrost ?

CAOS E DESTRUIÇÃO!! Para nós cada concerto é o ultimo, é uma missão de combate, damos tudo até aos nossos limites, damos o sangue se for preciso.

Alguma coisa prevista para breve ?

Temos agendada para 13 de Maio (Sabado), o PANDEMONIO underground Fest na Benedita, perto de Caldas da Rainha/Alcobaça com Theriomorphic, Shadowsphere, Panzerfrost, Process of Guilt, Skanvass, por isso apareçam e apoiem o Metal Nacional.

Quanto a novas edições, há alguma coisa a ser preparada ? Que pormenores nos podes revelar ?

Sim, vai sair entretanto um tema nosso numa compilação de aniversário aqui da Opuskulo, a faixa que nós apresentamos dá-se pelo nome de: "Infernal Black Metal Attack", á parte disso estamos a pensar seriamente entrarmos em estúdio novamente, e desta vez sem problemas.. espero!

Últimas palavras…

Não sendo minhas estas palavras, faço delas minhas:
"O Homem é aquilo que pensa e aquilo que imagina.
Se pensar no fogo, será fogo;
se pensar em Guerra, será Guerra!" (Paracelso, De virtute imaginativa, 1526)
Um agradecimento especial á Opuskulo por esta entrevista e pelo seu trabalho no Underground Nacional.
Visitem o nosso blog em:
http://panzerfrost.blogspot.com
Para mais contactos deixo aqui o email da banda: panzergramm@mail.pt

Sem comentários: