sexta-feira, outubro 07, 2005

Entrevista Process of Guilt


Após uma surpreendente estreia com «Portraits of Regret» voltam a surpreender ainda mais com «Demising Grace». De onde vem tanta inspiração e sensibilidade para criar obras tão interessantes ?

Antes de mais muito obrigado pelo teu apoio e pela tua opinião em relação à nossa música, no entanto, para nós, o acto da sua criação representa o culminar das nossas intenções enquanto grupo de indivíduos que se reúne para criar algo que corresponda ao conceito geral que temos acerca do que é a musicalidade de Process of Guilt. No que respeita à inspiração para a criação da nossa música ela é apenas uma extensão das nossas existências enquanto indivíduos, dos pensamentos e acontecimentos que nos rodeiam no universo do nosso quotidiano.
Sei que receberam reacções bastante positivas vindas do estrangeiro à vossa estreia, certo ? Em relação a «Demising Grace», já começam a chegar reacções ?

De facto Portraits of Regret excedeu de longe as nossas melhores expectativas no que respeita a reacções tanto do estrangeiro como do nosso país, principalmente ao nível de sites e fanzines relacionados com estas sonoridades. Websites como o
www.metalobserver.com, www.chroniclesofchaos.com, ou o www.doom-metal.com, efectuaram críticas ao nosso primeiro lançamento que nos deixaram no mínimo lisonjeados, Portraits of Regret acabou ainda por ser a demo of the issue no último número da Ancient Ceremonies. As reacções a Demising Grace começam agora a surgir e posso assegurar que ultrapassam em muito aquilo que esperávamos uma vez que ouve toda uma questão de atrasos da nossa parte em relação à promoção e divulgação deste registo. No entanto as reacções surgiram e em websites como www.blooddawn.de, www.21stcenturymetal.net, www.vampire-magazine.com, ou mesmo nos sites já referidos para Portraits of Regret, as críticas são de facto muito enaltecedoras em relação ao nosso trabalho, o que obviamente nos deixa muito satisfeitos e auspiciosos em relação ao nosso futuro.
Quanto ao nosso país, como estão a correr as coisas em termos de divulgação e comentários ao disco ? Achas que o facto de serem de uma região do país afastada dos principais centros urbanos afecta de alguma forma a vossa progressão ou consideras que isso até poderá funcionar como um atractivo para que mais gente se interesse pela banda ?

Ao nível do nosso país posso dizer que de facto as reacções têm sido bastante positivas, tanto ao nível dos media mais especializados como ao nível de emails e comentários que temos recebido. O airplay que obtivemos em alguns programas nalgumas rádios de alcance nacional, de onde destacamos a Hypertensão na A3, ou de âmbito mais regional como a Estação Alternativa em Viseu, também terá viabilizado uma maior exposição da nossa sonoridade, sendo que as críticas que entretanto saíram na Loud! ou na Ancient Ceremonies também ajudaram bastante a uma maior divulgação do nosso som. Julgo que será sempre complicado afastar a nossa progressão enquanto banda da nossa localização geográfica, no entanto, é um assunto com o qual não nos preocupamos excessivamente, pelo que também não posso confirmar se este aspecto funciona ou não como um atractivo para chamar a atenção de mais gente pela banda. O nosso objectivo passa por poder desenvolver o nosso som, independentemente da nossa localização, até porque se nos distanciarmos um pouco da coisa, Portugal acaba por ser um país geograficamente pequeno para justificar qualquer género de dependência em relação a uma determinada localização geográfica .

Explica-nos um pouco o conceito Process of Guilt. Pessoalmente considero que conseguem ser extremamente inovadores no panorama Doom e criar algo mais moderno e actual do que aquilo a que estamos habituados dentro do estilo…

Process of Guilt representa a expressão daquilo que nós entendemos como sendo o resultado dos nossos sentimentos enquanto músicos, para nós, ou pelo menos falando por mim, Process of Guilt representa a nossa forma de criar algo que traduza aquilo que em certa altura é uma extensão dos nossos sentimentos, das nossas vidas, num processo criativo que expressa a nossa musicalidade. A forma como desenvolvemos estas ideias acaba por assentar preferencialmente sob uma base melancólica e de certa forma áspera porque, de algum modo, é este o caminho que sentimos ser o que melhor nos define enquanto conjunto de indivíduos que cria música. O doom/death metal é de facto uma referência para nós, principalmente no que se refere à simplicidade com que algumas linhas melódicas poderão constituir uma música, simplicidade esta que também procuramos como forma de individualização da nossa sonoridade.
Uma demo com a qualidade de «Demising Grace» certamente não poderá passar ao lado das editoras…Existem já contactos ou promessas para uma futura edição através de uma editora ? Optariam por editar por uma editora nacional ou internacional ? Alguma preferência em particular ?

Estamos agora a iniciar o processo de divulgação junto de editoras que julgamos ser mais próximas do nosso tipo de sonoridade, pelo que ainda será um pouco cedo para comentarmos algo em relação a este assunto. A única certeza que nos move é um elevado grau de optimismo em relação ao que se nos pode deparar, no entanto vamos aguardar mais um pouco e ver o que pode acontecer.

A nível de concertos sei que estabelecem uma estreita relação com os irlandeses Mourning Beloveth nas suas actuações no nosso país. Para quando os Process of Guilt a actuarem nos palcos irlandeses ou de qualquer outro país europeu ?

A relação com Mourning Beloveth ficou aquando da sua passagem por Évora na Doomination of Europe em 2003, altura em que se estabeleceu um contacto entre as duas bandas que, de facto, despoletou a vinda deles ao nosso país em Setembro deste ano. A empatia que se gerou entre as duas bandas pode gerar mais eventos do género e é bem provável que a próxima reunião entre as duas bandas seja fora de Portugal. No que respeita a outras incursões por palcos fora de Portugal, vamos esperar para ver o que acontece, pode ser que surjam algumas boas oportunidades que não iremos desperdiçar.

Só para que nos situemos em termos dos vossos gostos e influências musicais…indica-me os 3 discos que mais tens ouvido ultimamente ?
Os gostos e influências musicais variam um pouco no seio de Process of Guilt e de facto só posso falar mesmo por mim neste aspecto. As minhas preferências musicais recaem principalmente sobre o espectro death/doom metal no entanto há muitas outras sonoridades ás quais presto atenção com relativa frequência, como alguma musica de cariz mais ambiental ou alternativo. Assim sendo, os três discos (o que é pouco e complicado de destacar) que mais tenho ouvido ultimamente talvez sejam Illusion's Play dos Shape of Despair, Jesu dos Jesu e Salvation dos Cult of Luna.

Muitas das bandas que se iniciam no espectro Doom/Death Metal mais pesado e negro acabam por ir adicionando outros elementos musicais que tendem a suavizar um pouco o som dessas bandas (temos como grande exemplo os geniais Katatonia). Vês os Process of Guilt a evoluir nesse sentido ou as vossas preferências passarão pelo lado mais pesado do Doom Death ?

É um facto que muitas das bandas que se iniciaram no espectro mais pesado foram adicionando outros elementos à sua música, elementos estes não necessariamente mais suaves. Julgo que a diferença da maior parte destas bandas, como o exemplo dos Katatonia, reside no facto de optarem por uma abordagem que, apesar de ser diferente, por vezes, até se torna mais expressiva. Se esta é mais ou menos pesada julgo que será pouco relevante, uma vez que, no final de contas, a expressão é o que conta e será a capacidade de transmitir esta mesma expressão aquilo que considero ser a mais valia de um músico ou pelo menos de alguém que faz da música o veículo da sua expressão. Em relação a Process of Guilt julgo que será sempre difícil prever o que será a evolução de algo pouco tangível como a música, no entanto pelo menos nos próximos tempos a nossa abordagem continuará a recair sobre a faceta mais pesada do doom/death uma vez que julgamos ser este lado mais pesado aquele que ainda melhor continua a representar as nossas intenções no que respeita à criação musical.

O que podemos esperar dos Process of Guilt a curto/médio prazo ?

A curto/médio prazo os nossos esforços vão passar por ultimarmos novas composições de forma a entrarmos em estúdio muito em breve, previsivelmente até ao final do ano, de forma a gravarmos aquele que será o nosso primeiro registo em formato longa duração. À parte deste passo iremos também concentrarmo-nos em efectuar algumas apresentações ao vivo como será o caso no dia 13 de Janeiro no Culto Club em Cacilhas juntamente com
Before the Rain e Swallow the Sun e no dia 14 de Janeiro no Porto Rio onde o line up será o mesmo.
Últimas palavras…

Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todos os que de uma forma ou de outra nos têm mostrado o seu apoio ao longo dos últimos tempos, quer seja através de comentários, email ou através da comparência nos nossos concertos. Para quem não nos conhece pode visitar-nos em
www.processofguilt.com, e em www.myspace.com/processofguilt, onde, entre outras informações, poderá efectuar o download das nossas músicas.
Como síntese gostaria de referir que os Process of Guilt fazem do doom/death metal a sua forma de expressão, sendo o seu propósito o de divulgar e valorizar a sua música, a nossa forma de produzir arte.

Sem comentários: