Oriundos de Abrantes, os Congruity marcaram umas das surpresas de 2005 no espectro mais agressivo do Metal nacional ao apresentarem uma demo, "Rupture", plena de fúria, honestidade e alguma originalidade. Numa altura em que se encontram em preparação de um novo trabalho, a Opuskulo falou com o baixista Victor no sentido de vos dar a conhecer melhor esta promissora banda.
Para quem ainda não vos conhece, apresenta-nos os Congruity…
Salvé!Os Congruity foram fundados a partir duma outra banda chamada Edenial Lust ,que praticava um som mais melódico.Os Congruity foram criados a fim de lançar uma lufada de ar fresco na musica mais extrema devido ás nossas várias influências de cada membro da banda.
Tive o privilégio de acompanhar a evolução da vossa carreira e arrisco afirmar que o ponto de viragem que proporcionou uma maior evolução da banda foi a opção de deixar os teclados de lado. Concordas ? És da opinião que o Black ou o Death Metal não deverá ter teclados pelo meio ?
Concordo contigo ao dizeres que foi uma grande evolução da nossa parte ao excluirmos os teclados do nosso som, porque a nossa ex-teclista saiu e começamos a compor logo material novo,esse que começou a seguir uma linha mais agressiva e distante dos temas que já tínhamos feito com teclado.Penso que foi uma evoçução natural.Mas não sou da opinião que o Black ou o Death Metal não deverão ter teclados até porque gosto muito de um bom teclado e muitas bandas se não fossem o trabalho maravilhoso das teclas estavam perdidas…
Como estão a correr as coisas com a vossa nova demo «Rupture» ? Tens uma ideia de quantas cópias já conseguiram vender e distribuir ?
Estamos a ter reacções muito boas á demo ,mas não te consiguo dar um numero exacto de quantas cópias conseguimos vender e distribuir…
Apesar de musicalmente se enquadrarem no lado mais extremo do Metal, torna-se complicado discernir se os Congruity são Black Metal, Death Metal, uma mistura dos dois, ou nenhum deles ! Como definirias o vosso som ? Há por aí influência Punk, certo ?
Sim há aqui um cheirinho de punk;)Mas as várias zines tem-nos rotulado de Death/Black e eu acho que é esse o termo correcto para definir o nosso som.Isto deve se ao facto de cada elemento ouvir muita coisa diferente.A «veia» que a gente tem vem do nosso guitarrista , Geist ,que é mais a onda dele não fugindo ao metal mais extremo obviamente.Eu ouço mais Black e Death Metal,mas também ouço algum industrial como Ministry e Einsturzende Neubauten.Por isso bem podes ver que ouvimos de tudo um pouco,desde que seja boa musica claro ;)
Os Congruity têm percorrido nos últimos meses palcos em vários pontos do país. Quais os concertos que mais vos marcaram pela positiva e pela negativa ? Qual a tua opinião sobre as condições actualmente existentes para que uma banda possa realizar uma mini-tour a nível nacional ?
O concerto desta vaga de concertos que mais gostei foi o de Porto de Mós no bar Ar de Rock onde abrimos para Demon Dagger.Gostei muito do conccerto porque o local tinha excelentes condições , pessoal impecavél ,os Demon Dagger foram uns grandes porreiraços…Enfim correu tudo bem.è pena não existirem mais locais e pessoas com paciência para organizar concertos e esforçarem se para que tudo corra da melhor maneira. As condições para uma banda fazer uma mini-tour em Portugal é um bocado difícil na minha opinião (mas não impossível),porque depende de muita coisa que também não depende duma banda.Mas bem planeada com todas a exigências e pormenores que tanto as bandas como os locais impõem faz-se na boa.
Puxando à tua imaginação, em que cartaz os Congruity gostariam de figurar ?
Pessoalmente gostava de tocar num Wacken no mainstage. Ou num festival onde Emperor,Darkthrone,Khold,Carcass,Morbid Angel,My Dying Bride,Amon Amarth e claro a gente!! :)
Após um ano proveitoso no que diz respeito a edições de bandas nacionais, és da opinião de que o underground nacional está, de facto, a dar o salto qualitativo e quantitativo que há muito ansiava ? Achas que há condições para se formar em Portugal um movimento tão forte como o de países como a Suécia ou a Noruega ?
Este ano foi um ano , sem dúvida alguma , muito positivo para o nosso underground . Acho que aos poucos vamos crescendo. Damos passos pequenos mas os que damos , afirmamo-nos e isso é muito bom,mas fazer frente á Suécia ou á Noruega ainda tá muito longe porque ser musico em qualquer um desses países ,recebem ordenado mínimo, e têm educação musical desde muitos novos,etc…Mas um dia ainda vamos ser maiores que eles e já tá a começar…;)
Até que ponto este momento de algum fulgor que vive o panorama de peso nacional beneficiou a ascensão dos Congruity ?
Acho que qualquer banda portuguesa beneficia do bom momento que estamos a atravessar.Para te ser sincero ,sempre mantivemos contactos com pessoas de outros países (Editoras,Webzines,etc…)antes de haver este fulgor todo mas é claro que se beneficia em ver o nome do nosso país.
Acho que qualquer banda portuguesa beneficia do bom momento que estamos a atravessar.Para te ser sincero ,sempre mantivemos contactos com pessoas de outros países (Editoras,Webzines,etc…)antes de haver este fulgor todo mas é claro que se beneficia em ver o nome do nosso país.
Sei que entretanto já compuseram temas para além daqueles que estão contidos em «Rupture». Que orientação estão a levar os novos temas ? Podemos esperar surpresas ?
Os novos temas estão na mesma onda embora que estejam um pouco mais rápidos,a cair mais para o Death Metal que o Black Metal ,mas claro que a essência do Black Metal está lá e há-de estar sempre.Se tudo correr bem podemos a vir a gravar o nosso 1º álbum,mas ainda é cedo demais para te adiantar pormenores concretos.Podem esperar algumas surpresas ;)
É já possível revelar algo em relação a um próximo trabalho de estúdio ? Há editoras interessadas em trabalhar com Congruity ?
Podemos vir a gravar o álbum este ano ainda,mas ainda foi uma coisa falada «por alto» e queremos fazer as coisas com muita calma e não queremos cá pressas.Quando tiver pronto tá.Sim posso te dizer que existem 2 editoras que nos contactaram mas que temos ter algo de novo gravado como é óbvio.Pode ser que corra bem… ;)
Últimas palavras…
Muito obrigado pela entrevista e pela review que fizeste á nossa demo.Thanks a lot mate ;) Continua a apoiar o metal como tens apoiado nestes últimos anos.Bem hajas ;)
Visitem também o nosso site em :
Mais uma vez obrigado.
Satanize it \m/
Sem comentários:
Enviar um comentário