quarta-feira, abril 19, 2006

em entrevista...HORRÍVEL

Horrível é o nome de um enigmático projecto surgido recentemente nos meandros da Internet que começa a suscitar o interesse generalizado. Sendo contrário a todos os conceitos e princípios pré-estabelecidos de banda e de música, Horrível promete destacar-se pela diferença e provocar reações bastante diversas. O Opuskulo procurou conhecer um pouco melhor este estranho projecto e falou com Álvaro a.k.a REPULSA, responsável por vozes, barulho e ritmos em Horrível e personagem activa em muitos outros projectos. Aqui ficam as visões...
O que é Horrível ?

Horrivel é uma descarga de barulho instintivo limado e compactado em "músicas" minimamente audíveis. Horrível em estado bruto é uma coisa perigosa para a humanidade por isso decidimos dar um corpo, corpo que pode ser identificado como "metal extremo" ou "Noise". Em suma, Horrível é provavelmente das coisas sonoras mais terríveis do planeta.

Esse universo musical ligado ao Noise julgo que nunca foi explorado em Portugal. Que reacções esperam obter ?

"Noise" puro há algumas experiências mas tudo no campo das artes plásticas, instalação e esse tipo de coisas. Horrível criou uma linguagem para comunicar a partir do "noise" e do chamado "black metal", dois estilos de música bastante agressivos e primitivos que permitem a Horrível criar paisagens sonoras densas e com pormenores que vão sendo descobertos aos poucos. Horrível é como uma sonda que penetra fundo e faz jorrar merda. Horrível sinceramente quer que as pessoas fiquem surdas e desliguem a música passado 10 segundos.

E que tipo de reacções têm recebido até agora? Qual o público que vos ouve?

Não sei, este projecto nasceu à pouco tempo, muito pouco mesmo. A procissão ainda vai no adro. As pessoas vão ter a noção exacta do que é Horrível quando tocarmos ao vivo. ( sim , estamos a pensar fazer isso) Quanto ao público que nos ouve...acho que toda a espécie de gente que gosta de desperdiçar tempo a dar atenção a projectos que, à partida, são totalmente estúpidos. Horrível não é um projecto para se ouvir no discman é para mandar aos amigos "olha lá esta cena que extrilho" ou para ouvir em casa quando todo o restante universo musical parece não satisfazer os instintos mais básicos .

Falaste em tocar ao vivo...há já alguma coisa acertada? Podes revelar pormenores?

Ainda não está nada acertado. Mas muito provavelmente será nas Caldas da Rainha. Será uma experiência para ver até onde podemos levar Horrível. Irá bastante gente participar e quem tiver lá vai ver muita tralha e lixo em cima do palco. Estamos a tentar organizar este festim bélico para Maio. Estejam atentos ao site.

O vosso imaginário gira um pouco em torno de um cenário pós apocalíptico, bélico e negro...ou estarei errado ?

Estás errado. O nosso cenário não tem corpo, Horrível é uma ilustração do medo do escuro. Horrível é algo que se sente quando se está inseguro. É aquele bater de perna quando estás a espera de alguém. Horrível é DESCONFORTAVEL.

Esperam então apelar a um certo sentimento de auto-flagelação a quem vos ouve ?

Façam o que lhes apetecer, não temos nada a ver com isso. Só não gostava de uma associação demasiado explicita ao movimento "blackmetal". O que eu queria mesmo era que quem ouvisse ficasse surdo.
Sei que a vossa forma de operar é totalmente antagónica à tradicional noção de banda...podes explicar-nos um pouco melhor isso...

Agimos por instinto, vivemos a muitos Km uns dos outros. Surge tudo numa espécie de sintonia cósmica via MSN. Através de troca de ficheiros. O Raiva fornece a sua interpretação de Horrível através da guitarra, eu acrescento-lhe a minha interpretação e o Hellraiser expressa-se vocalmente sobre aquilo que já foi "dito". Este processo não tem uma ordem específica.

Preferes agir assim ou gostarias que os Horrível funcionassem como uma banda tradicional, com ensaios em conjunto..etc...Achas que o resultado seria diferente ?

Completamente. Já estou cansado da experiência tradicional de "ensaio" e "banda" e "tocar" , "fazer músicas" e penso que os meus colegas partilham essa opinião comigo. Todos temos larga experiência nessa área. O "concerto" que poderemos dar será também pouco convencional nos métodos e equipamentos usados

Tais como ?

Aspiradores, etc...(risos)

Sei que para além de Horrível desenvolves outros projectos. Podes fazer uma breve apresentação deles ?

www.1x4.page.vu é o ponto de partida para as "minhas coisas". Sim, tento estar bastante activo, faço ilustração, "vandalizo" WCs e paredes naquilo que chamam "street-art" ( não graffitti ). Tenho Tigre Deficiente ( www.tigredeficiente.pt.vu ) um projecto também "made in MSN", a sonoridade de Tigre Deficiente está nos campos do Rock electrónico, Punk nas ondas de The Locust, Daughters Arab on Radar e mesmo Yeah yeah yeahs . Também canto numa banda "convencional no método de trabalho" chamada Monstro que está agora começar e que soa a tudo, pop, punk, metal, grind, reggae, ska, blues, hip-hop, jazz, ópera. Em breve vou fazer um site para apresentar a banda. E para meados de Julho esperamos já estar a tocar ao vivo.

Sendo tu uma pessoa visivelmente de mente aberta esperas também atrair pessoas dentro da mesma sintonia para os teus projectos? Achas que um fã acérrimo e conservador de Black Metal poderá compreender o conceito de Horrível, por exemplo ?

Não há nada a compreender. Ouve e cala! Ainda em relação à mesma questão, sei por fontes fidedignas de situações em que "fãs acérrimos e conservadores de black metal" ficaram com "medo" e não são palavras minhas

Achas que em Portugal ainda existe algum certo conservadorismo tacanho em relação á música e um instinto de criticar e invejar o outro ?

Acho que em Portugal agarram-se muito a coisas já putrefactas e não dão espaço para ar fresco entrar. Ainda há uns dias fui assistir a um concerto na Casa da Música, em que maior parte das pessoas estavam lá para assistir à última banda, Faust, uma banda rock muito experimental nos instrumentos e nas composições e essa treta toda. A fazer a primeira parte estavam dois dos melhores projectos hip hop mundial, Subtitle e Dalek, hip-hop caótico quase apocalíptico, muito barulhento, muito original e forte. O publico estava neutro em relação a eles e ouvi comentários e atitudes por parte do publico bastante infelizes e demonstrativos de muita falta de cultura e conhecimento. Enfim, isto ilustra bem o que quero dizer. Mas felizmente, cada vez mais, se vê projectos bem interessantes em Portugal, misturas de estilos, experiências musicais etc. Há ainda pouca divulgação e apostas nessa área por medo e quando a "coisa parece um pouco esquisita" fica restrita aquele grupo "intelectual dos óculos de massa e do design" ou aos "man os gajos são bue marados devem fumar altas cenas" Mas pronto já me estou alongar e é melhor ficar por aqui

E que projectos inovadores em Portugal são esses ? Podes citar alguns exemplos ?

Gosto bastante das coisas da distribuidora "Lovers and lollypops
http://www.loversandlollypops.cjb.net/. Não são projectos inovadores mas são projectos que respiram ar fresco. Aliás, a expressão "projectos inovadores" não é bem correcta, prefiro dizer "projectos que parecem um bocado diferentes do resto" Gosto bastante de Vizir, acho uma banda de "Metal" muito objectiva, gosto daquele estilo de metal curto, grosso e mecânico , e das letras . Metal no estado puro é Vizir. Gostava bastante de Triangulo Dourado, uma banda de hip-hop do Porto que, infelizmente, já acabou, mas eram bastante originais na forma de cantar e mesmo nos instrumentais. E pronto, de momento não me surge mais nada…ah…lembrei-me agora dos Bola de Cristal, do Porto

Vejo então que és conhecedor e adepto de um circuito alternativo mais alternativo do que aquilo a que chamam underground...Por exemplo no caso do Metal, e uma vez que citaste os Vizir, é banda na qual nem se pensa quando alguém fala em Metal nacional ou underground mas que existe e tem, de facto, apreciadores....Achas que existe realmente um circuito alternativo para além do que é tido como alternativo? Se é que me faço entender...

Existem mil circuitos alternativos, isso é que é mau, somos pouca gente em Portugal, as minorias aqui têm pouca força, as iniciativas de organizar concertos perdem força e por ai fora, é uma bola de neve. Há o pessoal que gosta da discoteca, há pessoal que gosta de metal, há pessoal que vai a bares "intelectuais", há pessoal que fica na rua a fuma-los, há pessoal que vai mandar umas rimas, há pessoal que vai foder, há pessoal que tem carros tunnings,etc. Estes são os grandes grupos, tudo que está no meio perde força e expressão, é apenas "uma coisa engraçada".

Bem, a conversa já vai algo longa...o que podemos esperar dos Horrível em breve?

Mais barulho, barulho com melhor qualidade, e barulho ao vivo.

Pretendem continuar sempre a disponibilizar os temas no site ou pensam vir a editá-los em suporte físico ? Porquê essa opção ?

Não, vai ser sempre via Inernet. Não faz sentido editar hoje em dia. O meio é a internet, a musica k fale por si. O site serve como suporte visual, não queremos ganhar dinheiro nem íamos ganhar, só queremos mostrar barulho e dai a opção.

Sem comentários: