segunda-feira, julho 10, 2006

em entrevista...AZAGATEL

Azagatel é um nome que acompanho desde início e é sempre agradável contar com um novo trabalho desta enigmática e talentosa banda. «The Horned God» marca o regresso às edições após diversos problemas ocorridos no seio do grupo que não permitiram que este fosse o 2º disco da banda mas sim um EP. Hrodulf, o vocalista da banda, falou-nos desses e doutros assuntos e deu-nos a conhecer uma banda que já vem merecendo um maior reconhecimento por parte da imprensa e público.

Após a edição de «Nautilus» qual o motivo pelo qual regressaram às Demos ?

Não foi nada pensado nem planeado, como passamos por um periodo menos produtivo e de constantes mudanças de line-up achamos que o melhor era fazer primeiro uma demo e depois então, se possivel mais um album.
E como tem sido a recepção a «The Horned God» ?

Para já tem sido muito positiva tanto a nível Nacional como Europeu.
Noto um acentuar das características mais negras e melancólicas da vossa música ? Concordas ? Foi propositado ou surgiu naturalmente ?

Concordo, eu penso que isso aconteceu mais uma vez devido ao período conturbado pelo qual passamos, não foi nada feito intencionalmente ou pensado, foi apenas o que saiu, não nos preocupamos se a musica é mais negra ou mais lenta, a unica coisa que fazemos é tentar sempre superar os trabalhos anteriores e fazer as coisas de uma maneira genuina.
Em termos líricos, continuam na mesma linha dos trabalhos anteriores ? Onde buscam inspiração ?

Sim, embora o assunto retratado seja diferente nos nossos 3 trabalhos retratam todos temas relacionados com a cultura ancestral Europeia, o Mar, Mitologia, Esoterismo e Anti Cristianismo.

Sentem-se de alguma forma injustiçados por ainda não terem atingindo uma maior notoriedade no panorama de peso nacional ?

Para ser sincero nunca pensei muito sobre isso, mas acho que a nossa situação geográfica não é das melhores, tivemos sempre uma distribuição deficiente e uma promoção limitada, por isso penso que não temos que nos sentir injustiçados.

Consideras que o actual momento saudável que o Metal nacional atravessa vos poderá beneficiar de alguma forma ?

Sim, uma vez que cada vez aparecem mais bandas o que provoca uma maior concorrencia entre elas e consequentemente a qualidade sobe, os media estão a olhar para o metal com outros olhos, o numero de concertos aumentou etc..., mas quanto a benefeciarmos com isso acho que é possivel, embora continue a achar que as bandas das grandes cidades (Porto, Lisboa) tem mais possibilidades que as outras que estão fora dos grandes centros.

Ainda sonham numa internacionalização da banda e em assumi-la como única profissão ou isso não passam de meras ilusões ?
A esperança é sempre a ultima a morrer....

O que podemos esperar de Azagatel para breve ?

Bastantes concertos a partir de Setembro, e talvez um album para o primeiro trimestre de 2007.
Últimas palavras…

Agradecimentos à Opuskulo pela entrevista e pela review ao nosso cd e a todos os que continuam a apoiar o Underground Nacional. Hail Mother Europe.

Sem comentários: