quinta-feira, outubro 09, 2008

em entrevista...ANONYMOUS SOULS

Com edição prevista para muito breve, «Agony» é o segundo álbum dos ANONYMOUS SOULS, sucedendo a um surpreendente «Condolences». O Opuskulo segue de perto a carreira desta banda e prepara algumas acções de promoção à mesma, sendo esta entrevista a, espera-se, primeira de muitas.



Quais as expectativas para este segundo álbum?

É difícil criar expectativas altas quando se grava um álbum de Death/Trash Metal em Portugal. Principalmente quando não se tem editora, por isso quando começamos a gravar este segundo álbum, não tínhamos objectivos definidos nem expectativas criadas. Queríamos apenas registar os novos temas da banda, para que os nossos seguidores tivessem a oportunidade de os ouvir sempre quisessem. Á medida que o álbum começou a ganhar forma, começamos a ter uma melhor noção daquilo que tínhamos nas mãos e começamos a acreditar que com este álbum podemos levar a nossa música um pouco mais além. O nosso grande objectivo com o “AGONY” é o de chamar a atenção das editoras e entidades de agenciamento, para tentarmos conseguir um tipo de distribuição e divulgação que sozinhos nunca conseguiremos. Mas, enquanto não aparece alguém que acredite em nós, e como não somos de ficar parados à espera, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, e divulgar o álbum pelos nossos próprios meios.

Sentiram o peso do sempre complicado segundo álbum?

Sim e não! Não, porque temos a perfeita noção que, musicalmente falando o “AGONY” apresenta uns ANONYMOUS SOULS com uma sonoridade evoluída. Sim, porque aquilo para nós é a evolução, pode não o ser para quem nos ouve. Existe sempre um nervoso miudinho relacionado com a incógnita em que consiste a aceitação dos ouvintes. No entanto essa preocupação não está constantemente presente nas nossas cabeças, estamos a preparar o álbum com um prazer imenso, e com plena confiança no nosso trabalho.

Quais as grandes diferenças entre «Agony» e «Condolences»?

Imensas. Inúmeros factores determinam essas diferenças, começando pela experiencia vivida nos 3 anos entre o lançamento do “Condolences” e do “AGONY”. Muita coisa aconteceu, tivemos o muito bom e o muito mau. No entanto, o simples facto de termos um novo guitarrista que participou de forma muito activa na composição dos temas do “AGONY”, gera por si só uma enorme diferença em relação ao “Condolences”. Musicalmente falando, os traços que identificam a sonoridade da banda mantêm-se intactos, no entanto estamos mais técnicos. Exploramos muito mais os extremos entre a melodia e a agressividade. Os temas apresentam um nível de coerência que pensamos ser superior aos do “Condolences”.

Como foi o processo de gravação do disco? Com quem trabalharam, em que estúdios, porquê?

Decidimos apostar em realizar o todo o trabalho no nosso próprio estúdio “DARKSTUDIOS”, em Sta. Maria da Feira. O processo de gravação e produção está a ser liderado pelo nosso teclista André Almeida. Foi uma decisão bastante discutida entre os elementos da banda, uma vez que as gravações do “Condolences” haviam sido feitas nos “Ultrasound Studios” com o experiente Daniel Cardoso. Gravar novamente com o Daniel Cardoso, ou com outro produtor experiente dar-nos-ia alguma segurança a nível da qualidade da produção, no entanto gravar nos nossos próprios estúdios dá-nos outra liberdade. Temos todo o tempo à nossa disposição, não existem pressões de horários ou orçamentos, estamos em família o que naturalmente nos deixa mais à vontade. E esse à vontade reflecte-se naquilo que se ouve no disco. O processo está a ser bastante demorado, até porque é a nossa primeira experiência de auto-produção e queremos que tudo esteja de acordo com as nossas exigências. Acreditamos que a produção do álbum estará ao melhor nível.

O que esperam alcançar com este disco que ficou por alcançar com «Condolences»?

Como havíamos dito anteriormente, ver o nosso trabalho editado e distribuído é o nosso grande objectivo com este segundo álbum. Independentemente disso, vamos tentar dar a conhecer o nosso nome por todo o país.

Para quando podemos esperar a edição do disco e como o poderemos adquirir?

Prevemos ter o álbum pronto em meados de Setembro. E nessa altura 4 temas vão estar no nosso myspace para serem ouvidos e disponíveis para download. Ao mesmo tempo, o álbum poderá ser encomendado por um valor simbólico no nosso myspace (www.myspace.com/anonymoussouls) ou através do nosso email (anonymoussouls@gmail.com). O lançamento oficial está marcado para o dia 31 de Outubro (Halloween Night), no Cine-Teatro António Lamoso, em Sta. Maria da Feira, mas os concertos de divulgação arrancam em Setembro, pelo que poderão adquirir o álbum nos locais dos concertos. Numa fase mais avançada, depois de termos o álbum na mão, vamos tentar fazer com que esteja presente nas prateleiras de algumas lojas conhecidas e outras específicas de metal.

Sem comentários: