sábado, outubro 12, 2013

O regresso ao vício!


É um vício, admito! É um vício ouvir música, é um vício viver a música, é um vício sentir a música, é um vício falar sobre música, é um vício partilhar este vício. Mas é um vício bom!

Os mais atentos já terão reparado que o blog 33rpm – do qual eu era uma das partes - cessou recentemente, prematuramente e abruptamente as suas funções. Não vale a pena entrar em explicações ou justificações. Acabou, tal como tudo na vida acaba, sem dramas, sem arrependimentos, sem ressentimentos. No entanto, é impossível ignorar as sementes lançadas por esse projecto diferente em Portugal. Abriu-se espaço a novas ideias, a novos conceitos. Muito se fez, muito ficou por explorar. Seria quase criminoso deixar cair por terra parte dessas ideias, parte desse trabalho desenvolvido que tão bem acolhido foi desse lado. E é precisamente pelo respeito a quem nos seguia, a quem conosco colaborou e nos abriu as portas das suas casas e, em última análise, pelo respeito aos meus princípios que reabro este espaço.

O Opuskulo é um projecto antigo. É o meu projecto, o meu espaço, aquele que iniciei há mais de dez anos, que sofreu várias mutações, que cresceu, que formou uma identidade, que deixou a sua humilde marca. Em 2009 entraria num processo de hibernação, num término que nunca foi oficializado e assim se manteve até hoje. Confesso que ponderei começar algo de raíz com aquilo que havia sido criado para o 33rpm, mas a ideia de recuperar parte dos conteúdos do Opuskulo e juntar a estes parte dos conteúdos do 3rpm, honrando o passado e formando aí as bases para algo com futuro acabou por ganhar força e expressão.

Dou-vos as boas vindas à nova casa do Opuskulo, um espaço que pretende continuar a dar visibilidade a quem merece e com quem me identifico. Sim, mais do que um espaço de divulgação musical e artística, de celebração dos discos, dos vícios e das paixões, este é um espaço que não obedece a qualquer imposição editorial ou obrigação de qualquer ordem. Basicamente, focar-se-á na honestidade, na espontaneidade e na dedicação àquilo em que acredito e aos nossos interesses comuns.

Reconheço que este novo espaço está longe de ser bonito, está longe de ser visualmente atractivo, está longe de estar terminado ou de ser perfeito, mas é o resultado daquilo que faço com o afinco e a disponibilidade possíveis. O tempo encarregar-se-á de o aperfeiçoar.

Inicialmente recuperei todas as entrevistas publicadas na versão digital do Opuskulo, salvaguardando os devidos desfasamentos temporais, sendo interessante ler hoje o que se escreveu há vários anos. A rubrica Colecionadores é a grande herança do 33rpm e surge aqui já com uma nova entrevista, num novo formato. Fica a garantia que, tão brevemente quanto possível, todas as entrevistas publicadas por mim no 33rpm serão integralmente repostas no Opuskulo, pelo respeito que estas merecem. Outras rubricas estão abertas e, a seu tempo, irão perceber as suas finalidades. Para já quero apenas apresentar o espaço, recolher opiniões, sugestões e reclamações e continuar a seguir no sentido da honestidade, da liberdade de pensamento e da firmeza e clareza de princípios. Conto convosco!

Ricardo Agostinho 

3 comentários:

Bruno NecroDamage Vilela disse...

Só te posso desejar as felicidades com este novo/"velho" projecto....:)
A minha parte já tá feita...já está na barra de favoritos...:)

Unknown disse...

Bruno, obrigado pelo comentário e pelo apoio. As tuas entrevistas serão novamente publicadas muito em breve.

Abraço
Ricardo

Francisco Pinto disse...

Também quero deixar o meu apoio, pois fiquei com uma pena imensa do desaparecimento do 33rpm.

Estou ansioso para ver as entrevistas do Ricardo novamente online, como as do Bruno e a minha (pois claro), pois não cheguei a vê-las todas!

Dito isto, claro que quero também ver novos coleccionadores, pois então. ;)

Um abraço e votos de muita sorte com o novo projecto,
Francisco