terça-feira, janeiro 30, 2007

em entrevista...GOD

Banda única no panorama de peso nacional ( e porque não internacional) os GOD foram uma das sensações do ano 2006 muito por culpa do seu mais recente EP, «Hell & Heaven». Tendo uma carreira já consolidada no seu país de origem, a Roménia, os irmãos Lăpuşneanu ( cérebros do projecto) rumaram a Portugal e reergueram a banda em terras lusas. Foi sobre este começar de novo e sobre o que os espera para um futuro próximo que partimos para a conversa com Castor, vocalista da banda.
Como estão a correr as coisas com Hell & Heaven? Satisfeitos com as reacções e o resultado final?

Posso dizer com a mão no coração que até agora estamos globalmente satisfeitos com o novo EP Hell & Heaven (claro que há coisas que podiam sair sempre melhor!). Temos recebido um feedback muito positivo com reacções muito boas de todos os que ouviram este trabalho e de vários países, tais como da Roménia, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Grécia, Itália, Espanha, Áustria, Letónia...entre outros. Para todos que ainda não ouviram o nosso EP vou fazer um convite para visitar os próximos links:
www.khaeotica.com/GOD_HellHeaven ( Para ouvir o EP Hell & Heaven na totalidade!!!)
www.god-band.pt.vu (O site oficial da banda)
www.myspace.com/godthehorde (O site da banda no Myspace)
O novo EP GOD – Hell & Heaven pode ser encomendado por e-mail:
mailorder@khaeotica-productions.com ou godro@excite.com

Hell & Heaven reflecte dois pólos opostos. Significa, de certa forma, a multiplicidade de sonoridades que encontramos na vossa música?

Sim, sem duvida. O nome do EP reflecte dois pólos opostos, duas palavras muito usadas, muito fortes e com muito significado. Escolhemos este nome porque queríamos transmitir uma mensagem... o “inferno” pelo qual nós passámos nos últimos anos (mas sem perder a fé, sem parar de lutar e acreditar sempre que com a ajuda dos deuses podemos sair vitoriosos numa nova terra longe da casa, das nossas raízes mas ainda com o sangue dos nossos antepassados nas veias!). Actualmente estamos satisfeitos com a “ressurreição, a vida depois de um longo sonho de morte”!!! Claro que em termos musicais também podemos falar das diversas sonoridades que se encontram no nosso estilo musical, muito melódico e épico alternando com passagens brutais de Death & Black Metal, nuances Góticas e atmosféricas...Todo o nosso som todo é cheio da energia, e da raiva guerreira dos Deuses!!!

Têm uma forte componente Folk na vossa música. Essa influência advém das vossas raízes romenas ou já incorporam alguns elementos das tradições portuguesas?

Sim, os elementos Folk estão bastante presentes na nossa musica e vão ser ainda mais utilizadas para o próximo álbum, Forefathers. Até agora baseavam-se nas nossas origens romenas, mas tentamos pelo menos com letras em português em algumas musicas dar um ambiente lusitano...

Quando chegaram a Portugal traziam já um background enquanto banda iniciada na Roménia. Foi fácil dar continuidade à banda no nosso país?

Sim, desde 1994 quando fizemos os GOD na Romenia passaram muitos anos que marcaram a banda e fizeram da banda (antes de vir para Portugal) um estatuto de “banda cult” (fomos a banda mais popular em termos de concertos e também a banda romena que obteve mais sucesso desde sempre, só atrás dos Negura Bunget!). Esse estatuto acabou por ajudar o nosso início aqui, mas não foi nada fácil. Tivémos de lutar, de acreditar e de ficar firmes em decisões... não sei se podia fazer isso mais uma vez (crescer outra vez quase do nada!) só de pensar em todas as dificuldades que enfrentámos!!!
O crescimento da banda esteve na base da vossa decisão de se fixarem em Portugal?

Com certeza, tudo dependia disso. Queremos lutar e levar a banda o mais longe na cena underground portuguesa!

Comparando a cena romena com a portuguesa, que diferenças mais flagrantes apontas?

Mmm... acho que na Roménia as bandas dispõem de mais apoio do publico, os fans compram os álbuns e t-shirts das bandas, vão a muitos concertos (tivémos festivais onde tocámos com GOD para mais de 1000 pessoas, coisa que aqui não se vê muito!). E o que é mais importante é que lá as bandas recebem dinheiro por cada concerto, depois também descontam os custos do transporte, têm direito a quartos em hotéis, alimentação, bebida...Acaba por ser muito melhor para as bandas, para o publico e para todos que estão envolvidos na cena Metal!

O facto de estarem numa editora alemã poderá abrir-vos algumas portas na Europa. Como estão a correr as coisas a nível da exposição internacional?

Claro, uma editora da Alemanha é uma editora da Alemanha, mesmo sendo uma editora pequena. Lá é que há movimento e lá é que se dá a grande batalha (vamos lembrar os MOONSPELL quando foram assinar na Alemanha!!!)... Até agora tudo está a andar muito bem, com muito boas criticas em revistas, webzines, radios... (foram 300 CDs promos enviados para todo o mundo ate agora!)... O álbum já se vende bem (com distribuidoras na Roménia, Alemanha, Áustria e Suiça) e aqui em Portugal ainda estamos à procura de distribuidores…

Conceptualmente julgo que os vossos temas baseiam-se em contos ancestrais. Estarei certo? Podes elucidar-nos melhor quanto a isso?

O conceito das nossas letras é sobre a mitologia antiga do povo Dacio, “o melhor povo dos Tracios” (como foi descrito por Herodot há mais de 2000 anos atrás). As tradições, a espiritualidade e o folclore dos nossos antepassados vivem na música dos GOD! Por outro lado, trata-se de uma guerra de cada dia que nós tivemos de travar desde que deixámos a nossa terra, as nossas famílias, amigos... somos guerreiros que lutamos há muitos anos e que agora estamos a travar outras batalhas em terras (prometidas?) novas!!!

Em termos de concertos, está alguma coisa planeada para breve? Não é frequente ver os GOD em cartazes. A que se deve essa fraca actividade ao vivo?

No inicio do próximo ano já temos algumas datas (por confirmar) marcadas em clubes como: Freiras Bar, In Live Cafe, ambas na Moita, e algumas aqui no Barreiro... Não sei bem, é possível que os organizadores dos concertos não estejam a apostar em nós (não deves esquecer que não é fácil crescer assim do nada como nos, uma banda desconhecida de um pais longíquo ,etc...)

O que podemos esperar de vós a curto/médio prazo?

Estamos a preparar uma “grande ofensiva” para 2007: uma tour em Portugal por volta dos meses de Março e Abril (juntos com os Opus Draconis) e também já temos marcadas a tour na Roménia em Outubro de 2007 (muitas datas por toda a Roménia que durará duas semanas seguidas e que inclui também uma participação como cabeça de cartaz num grande festival da capital romena, o “Bucharest Metal Nights”!!!)

Últimas palavras…

Tentamos trazer algo de novo para a cena de metal portuguesa (com muito boas bandas, mas um pouco mais limitada quando falamos dos estilos musicais!) na esperança de podermos mudar algumas coisas. Devido ao nosso estilo musical muito próprio e à nossa imagem em palco (cotas de malha que cobrem os nossos corpos, tatuagens que nos cobrem os braços e as pernas e outros acessórios como espadas, um grande martelo de madeira que também serve como suporte para o microfone, escudos, bandeiras pintadas com símbolos bárbaros, cornos por onde nos bebemos o Hydromel ou cerveja, etc.) tentamos melhorar a imagem de Portugal além-fronteiras. “Nao podemos esquecer as tradiçoes, as raizes e o sangue dos nossos antepassados... Fell the Barbarian Spirit!!!”
Contactos:
Webpage: www.god-band.pt.vu
Label: www.khaeotica-productions.com
Promo: www.khaeotica.com/GOD_HellHeaven
MySpace: www.myspace.com/godthehorde
YouTube: www.youtube.com/profile?user=GODband
LastFM: www.last.fm/music/god
E-mail: godthehorde@googlemail.com

Sem comentários: