terça-feira, fevereiro 20, 2007

em entrevista...ANTIMATTER

Senhores de uma discreta mas brilhante carreira, os britânicos ANTIMATTER orgulham-se de ter no seu catálogo discos de uma sensibilidade à flor da pele e de uma melancolia envolvente capaz de arrepiar o mais insensível dos seres humanos. Numa entrevista exclusiva gentilmente cedida ao Opuskulo, um simpático Mick Moss – cérebro da banda – adiantou-nos alguns detalhes relativamente ao quarto disco da banda a editar brevemente e segredou-nos alguns dos seus desejos e dificuldades com que esta excelente banda estranhamente se tem deparado. Em directo e em exclusivo….ANTIMATTER


O que nos podes adiantar acerca do próximo álbum de Antimatter?

Bem, o álbum irá chamar-se «Leaving Éden» e será editado no próximo dia 13 de Abril. Reúne uma série de canções que há muito andavam na minha mente e que se não as realizasse finalmente daria em louco. Sinto-me muito sortudo por poder exprimir os meus sentimentos e ideias através da música e deixar isso registado para sempre. Espero que o possa continuar a fazer por muitos anos.

Em termos de sonoridade segue a mesma linha que o anterior disco ou há mudanças significativas?

Sim, há enormes mudanças relativamente ao último álbum. «Planetary Confinement» foi um trabalho muito agradável de realizar e é um disco que me orgulha imenso. Partiu de uma ideia muito inteligente do Duncan de realizar um disco baseado apenas em sonoridades acústicas, mas na altura de escrever este novo disco resolvi desenvolver ideias muito diferentes sobre aquilo que eu desejaria obter de um novo álbum.

Podemos esperar algumas surpresas, como por exemplo músicos convidados ou algo do género?

O line-up é praticamente o mesmo do álbum anterior. Como convidados temos o Danny de Anathema que contribuiu com algumas partes de guitarra.




Na tua opinião, porque achas que os Antimatter ainda não alcançaram a popularidade de uns Anathema? Acabam por ser uma sonoridade muito semelhante…

Desde a sua génese que os Anathema fizeram imensos concertos e digressões, e isso é muito importante na construção de uma carreira e na constituição de uma sólida base de fãs. Eu também desejo fazer digressões com os Antimatter, mas as coisas não se têm proporcionado dessa forma. Conseguimos apenas fazer algumas digressões esporádicas mas nada que se assemelhe a ter a banda como o nosso emprego a full-time.

Penso que nunca fizeram uma digressão europeia digna desse nome…

Nós tocámos onde e quando achámos que seria indicado. De facto, em 2003 tivemos um ano muito activo em termos de concertos, mas isso não encaixava sequer com aquilo que eu e o Duncan queríamos para a banda na altura, o que nos levou a tocar de forma mais esporádica. Desde que o Duncan saiu da banda que eu tento retomar uma actividade mais regular ao vivo, tenho recebido convites e alguns são mesmo impossíveis de recusar. Já recusámos participar em digressões que nos dariam uma enorme exposição, quer seja por assuntos pessoais, profissionais, etc.. Gostaria de estar numa posição na qual pudesse aceitar todos os convites que nos surgissem.




Há a perspectiva de algum dia vos vermos a tocar em Portugal?

Não te consigo dizer. Tenho feito algumas datas acústicas com o Danny Cavanagh e o Sean Jude…pode ser que consigamos agendar alguma coisa para Portugal…seria óptimo!

A música de Antimatter é especialmente triste e melancólica. Que influências vos assaltam para a obtenção desse resultado?

Penso que só o facto de escrever sobre assuntos muito pessoais acaba por tornar as letras mais emotivas. Muitas situações pessoais acabam por fazer um outro sentido quando as transponho para um verso ou um refrão.

O que podemos esperar dos Antimatter nos próximos meses?

Bem, neste momento estou a preparar um vídeo com trechos das sessões de gravação de «Leaving Éden» para colocar no Youtube. Estou também a reunir esforços no sentido arranjar um line up para me acompanhar ao vivo, o que é sempre algo complicado de se concretizar. Em breve estará também disponível um tema de apresentação do novo disco em www.antimatteronline.com ouwww.myspace.com/antimatterband.

Sem comentários: